A colagem deverá ser iniciada nos pontos mais baixos da laje, ou seja, nos pontos de escoamento de água (ex.: ralo) para a correta sobreposição em relação aos caimentos. Na vertical deverá ser colada na altura mínima de 20 cm acima do piso acabado. Também deverão ser desenroladas, alinhadas entre si e enroladas novamente para o início da colagem.
Na aplicação com maçarico deve-se direcionar a chama na bobina aquecendo simultaneamente a parte inferior da mesma e a camada de regularização imprimada e vir desenrolando e colando continuamente.
A colagem na horizontal deverá subir 10 cm na vertical e quando executada a vertical deverá sobrepor 10 cm na horizontal, deixando sempre no mínimo 2 camadas de manta asfáltica na transição horizontal x vertical, reforçando a meia cana que trata-se de um ponto
vulnerável a patologias.
Nas colagens, deve-se pressionar a manta asfáltica no sentido do centro às bordas evitando a formação de bolhas de ar sob a mesma, sobrepondo entre as mantas asfálticas no mínimo 10 cm nas laterais e 20 cm no topo.
Em caso de manta dupla, aplicar a segunda camada de manta asfáltica, deslocando-a 50 cm lateralmente da primeira camada, seguindo a colagem conforme as orientações anteriores.
Ao final da colagem na sobreposição, aquecer a colher de pedreiro e biselar a borda superior de forma a efetuar a vedação final com a ponta arredondada da colher ou aplicar uma camada de asfalto aquecido sobre as emendas e arremates.
Os arremates e reforços deverão ser executados com cortes adequados da própria manta asfáltica.